Tudo sobre o Wolverine

Com a chegada de Logan, o mais novo filme do mutante favorito de muita gente, nós do Crítica Criativa preparamos uma apostila completa com tudo o que você precisa saber pra mandar bem no vestibular do Wolverine.

O personagem foi criado por Len Wein, Roy Thomas e John Romita, sua primeira aparição aconteceu na edição 180 de Incredible Hulk de outubro de 1974, nessa HQ, o gigante esmeralda e Wendigo travam uma batalha intensa que os levam até solo canadense, para acabar de uma vez por todas com esse conflito, o governo do Canadá envia nosso amigo nanico pra ensinar boas maneiras à esses dois brutamontes com a psicologia das garras.

Sua origem foi por muito tempo desconhecida, algo que intrigava bastante os fãs do carcaju, eis que em 2001, nossas dúvidas foram sanadas. Lançada em minissérie de seis edições, Origin, foi responsável por mostrar as raízes de Logan, antes mesmo de ser chamar assim. Seu verdadeiro nome era James Howlett, um garoto fraco e franzino, que pertence à uma família rica que vive em uma fazenda na cidade canadense de Albert durante o século XIX, se você assistiu ao filme X-Men Origens: Wolverine de 2009, vai notar algumas similaridades com essa HQ.

 

Mas como falar de Wolverine sem citar os X-Men?
Logan, tornou-se membro oficial dos mutantes na revista Giant-Size X-Men #1 de 1975, essa HQ também marca a estreia de personagens muito importantes para o universo mutante, tais como: Colossus, Noturno, Tempestade e Pássaro Trovejante. Na trama, Professor Xavier precisa recrutar novos integrantes para sua equipe, com o objetivo de resgatar os membros originais dos X-Men que estão em Krakoa, que é uma espécie de ilha viva.

Indicações:
1 – Velho Logan

Wolverine e Gavião arqueiro, saem em uma viagem pelos Estados Unidos no fantástico Aranha-móvel aprontando todas, em um clima de muita azaração onde vão rolar muitas aventuras. Só que não.

Com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven, Velho Logan chegou com a promessa de ser o “Cavaleiro das trevas” do carcaju, missão essa que foi cumprida em partes. Aqui vemos um Wolverine já velho e ao que tudo parece, não saca mais suas garras por algum acontecimento importante no passado, que fez com que abandonasse o papel de herói, mas as semelhanças com a obra prima do mestre Frank Miller param por aí, já deu pra perceber que Mark Millar deu uma exagerada…

Nessa HQ somos apresentados a um futuro distópico, onde os vilões do universo Marvel finalmente derrotaram os nossos queridos heróis, e agora dominam todo o planeta. Nesse mundo onde os vilões são a lei, Logan é apenas um fazendeiro que vive com sua família uma vida bem complicada. Devido a acontecimentos (que não poderão der citados nessa matéria por conta dos temidos spoilers), Logan e Clint Barton cruzam os Estados unidos em uma missão quase suicida enfrentando diversos vilões, incluindo um Venom tiranossauro gigante, creio que isso irá te convencer a ler esse quadrinho.

2 – Eu, Wolverine

“Eu sou o melhor no que no que faço, mas o que faço melhor não é nada bonito.”

Muito provavelmente você já ouviu essa frase. Mas aí vem a pergunta:

Você sabe de onde ela vem? Se você falou “Eu, Wolverine”, acertou!

Roteirizada pelo fantástico Chris Claremont e desenhada pelo gênio Frank Miller, Eu, Wolverine foi responsável por transformar o personagem no grande ícone das histórias em quadrinhos que é hoje. Originalmente publicada em minissérie de quatro edições, essa HQ leva nosso mutante favorito até o Japão onde enfrenta ninjas, samurais, mafiosos e tudo mais que a terra do sol nascente pode oferecer. Mas se engana quem pensa que essa obra é somente mais um festival de garras desenfreadas, ela também aborda a relação de Logan com Mariko Yashida, um grande amor do passado que se viu obrigada a se casar com um homem para honrar uma promessa feita por seu pai.

Vale também lembrar que essa HQ deu origem ao filme Wolverine Imortal de 2013, pena que a adaptação não conseguiu honrar o material fonte.

3 – Arma X

Escrita e desenhada por Barry Windsor-Smith, Arma X é considerada por muitos (e por esse nerd que vos fala), como a melhor HQ do personagem.

Lançada em formato de minissérie em quatorze edições no ano de 1991, Arma X foi a primeira história em quadrinhos a mostrar a origem das famosas garras de Adamantium do mutante. Nela, somos apresentados a Logan, um policial amargurado que é raptado por um grupo de pessoas e levado até uma instalação de pesquisa e desenvolvimento de armas humanas (ou mutantes). Aqui vemos todo o processo de criação da arma x, dês da dolorosa aplicação do metal mais poderoso do universo Marvel em seu corpo, até os testes mais violentos onde o personagem é tratado como um animal que foi criado pra matar. Essa é sem dúvida o material mais visceral e sangrento citado aqui, mas com equivalência em qualidade de enredo e arte.

Curiosidades:
  • Wolverine tem um filho chamado Daken, assim como o pai ele também tem garras;
  • Em “Era do Apocalipse”, Wolverine não tem a mão esquerda pois foi arrancada por ciclope;
  • Na atual fase da Marvel, a mutante X-23 veste o manto de Wolverine;
  • Wolverine (sua versão alternativa), já beijou Hércules na edição 10 de X-Treme X-Men;
  • O fator de cura de Wolverine só não é mais eficaz por conta do adamantium em seus ossos;
  • O ator Dougray Scott foi cotado para ser o personagem nas telonas, mas teve que recusar o papel para se dedicar ao filme Missão impossível 2. Será que ele se arrependeu?

Pronto! Agora que você já sabe da origem, dos fatos mais curiosos e das melhores HQ’S do personagem, já pode se considerar um especialista no nanico mais cabeça quente do universo Marvel.

Thomas Gregory

Thomas Gregory

Publicitário e fã de Nicolas Cage!