Tudo que você precisa saber: Bojack Horseman

Finalmente está chegando a  nova temporada Bojack Horseman e antes de assistirmos, quero te convidar para relembrar alguns pontos importantes:
Bojack Horseman ganhou destaque  nos ultimos anos entre as séries originais netflix mais criativas. Assinada por Raphael Bob-Waksberg, acompanhamos a a história do depressivo, viciado e velho Bojack, um cavalo/homem que era um ator famoso em uma série de humor dos anos 90, chamada “Horsin Around”, mas agora vive em decadência e busca um novo emprego ou jeito de voltar aos seus dias de “utilidade” para o cenário da TV norte americana. Com essa temática de glamourização dos excessos hollywoodianos e em um mundo diferente (onde os animais evoluíram de maneiras semelhantes aos humanos) em que humanos e animais vivem em sociedade, a série retorna para sua quarta temporada entre uma das mais aguardadas do serviço de streaming e, cá entre nós, eu estou muito ansioso por isso.

Para você relembrar alguns dos principais momentos da série antes do retorno,  separei 5 motivos para você gostar ainda mais de BoJack Horseman.

 

1 – Humor inteligente, crítico e ácido

Quando vou recomendar Bojack para alguma pessoa, normalmente digo que a série está no limiar entre “Os Simpsons” e “South Park”. Sei que pode parecer exagerado, mas a série me cativou justamente por conseguir abordar alguns temas sérios com muito humor e bastante acidez. O principal foco de críticas na série é o estilo de vida norte-americano e a supervalorização de celebridades. Além desses assuntos que sempre aparecem, o seriado também possui alguns episódios com o foco no machismo e feminismo, o culto ao corpo perfeito, abuso de autoridade e a má alimentação dos cidadãos estadunidenses. Os assuntos são tratados com humor, mas a parte séria e que faz o espectador pensar fica claramente visível na maioria dos momentos.

Em certos casos, as temáticas polêmicas também são abordadas de uma forma sutil e, em determinadas vezes, quase imperceptível. Graças ao culto a celebridades, os meios de comunicação são o alvo mais recorrente das críticas da série. Na imagem abaixo, você pode ver uma das cutucadas dadas na mídia impressa, que “estaria com os dias contados”. É apenas um dialogo entre Bojack e seu “empregador” sobre a sua biografia impressa, que reforça a crise dos veículos impressos e passa quase despercebida pelos olhos de muitos espectadores.

Resultado de imagem para criticas em bojack horseman

 

2 – Os grandes nomes do Elenco

Normalmente, quando assistimos uma animação os responsáveis pela caracterização dos personagens acabam saindo de certa forma despercebidos. esse não é o caso em Bojack. A série conta com grandes nomes no elenco principal, atores que estrelaram grandes séries e já contam com uma comunidade de fãs e seguidores, mundo a fora.

O seriado é estrelado por Will Arnet (Arrested Development), que é responsável pela voz de Bojack Horseman. O elenco também conta com estrelas como Aaron Paul (Breaking Bad), Lisa Kudrow (Friends) e atores com muito renome na dublagem, como Amy Sedaris e o humorista Paul F. Tompkins. Veja as fotos dos protagonistas logo abaixo:

 

3 – As piadas e trocadilhos com famosos da TV e do Cinema

Como já foi dito, as celebridades de Hollywood são a temática central de “Bojack Horseman” e, através disso, a série traz referências diretas e indiretas a dezenas de celebridades, filmes e séries de TV , de forma criativa e bem humorada. Estrelas do cinema como Daniel Radcliffe, que interpretava Harry Potter, Andrew Garfield, o último Homem-Aranha, e Brad Pitt são alguns nomes que foram redesenhados e personalizados ao mundo de Bojack.

Indo ainda mais fundo, também temos as celebridades animalizadas, que ganham formas e características de animais. Exemplos disso são Maggot Gyllenhaal (Maggie Gyllenhaal + larva de mosca), o cantor Jay Zebra, marido de Beyoncé e o aclamado “Quentin Tarantulino”.

Imagem relacionada

 

4 – As piadas com as características dos animais

A história do seriado não cativou a critica especializada no começo por ser meio depressiva e abordar alguns temas meio pesados, afinal, o astro da série é uma ator que se afunda em drogas e bebidas para superar o seu fracasso profissional. Porém, com o desenrolar da série, começamos a conhecer melhor os personagens e suas histórias, que são bem exploradas. Os problemas, felicidades e aflições dos personagens em meio ao humor da série tornam a história envolvente, profunda e engraçada ao mesmo tempo, dando vontade de continuar acompanhando.

Além de tudo isso, o seriado também aproveita muito bem o universo em que a série está inserida, os animais agindo como humanos que aparecem em diversas profissões são extremamente bem escritos e quase sempre se tornam um acerto por suas características interagirem comicamente com às suas funções de trabalho. Com o uso desses animais, alguns segundos ou pequenos trocadilhos são suficientes para fazer você rir muito! Os personagens principais também utilizam seu lado selvagem para fazer graça, o que torna eles ainda mais amáveis. Um dos meus personagens preferidos é o “sapinho” que aparece na série inicialmente como assistente da princesa Carolyn, sempre que ele aparece eu não consigo segurar as risadas.

5 – A presença de Bojack em ações especiais da Netflix

Frequentemente a Netflix aproveita o sucesso de Bojack para coloca-lo em várias situações na mídia para divulgar a série, o que rendem boas referências.  Como por exemplo, quando em um comercial para divulgar a primeira temporada da série, Bojack faz uma série de audições para conseguir algum papel nas séries exclusivas da Netflix. O cavalo tentou participar do seriado de terror Hemlock Groove e fez um teste para interpretar Frank Underwood, em House of Cards.

Outro momento sensacional foi quando no Instagram oficial do personagem, foi postada uma imagem de sua viagem ao Brasil para promover sua série “Horsin Around” no “Domingo Legal”, nos anos 90, onde dançou com Gretchen perto da famosa banheira do Gugu. A foto faz alusão a Jean-Claude Van Damme, que veio ao Brasil e protagonizou momentos constrangedores e engraçados em rede nacional.

 

 

Nós estamos extremamente ansiosos para o retorno de uma das nossas séries preferidas. Agora é sua vez de comentar em nossa página do Facebook, qual seu personagem preferido em Bojack Horseman?

A quarta temporada será lançada em 8 de setembro e você pode conferir o ultimo trailer oficial logo abaixo:

 

Jemerson Vieira

Jemerson Vieira

Um publicitário que adora tudo sobre séries, inovação e empreendedorismo. Fundou o Cri-Cri para quebrar padrões em críticas e estar sempre atualizado nas coisas que ama!