Precisamos falar sobre: Séries canceladas

A maior plataforma de streamings de séries e filmes, mais conhecida como Netflix, tem gerado muita polêmica ao cancelar diversas séries. O próprio CEO da empresa, Reed Hastings, em uma entrevista à CNBC entrou nesse assunto e fez a seguinte declaração: “Nossa média de sucesso é muito alta nesta momento, então, nós cancelamos poucas séries… estou sempre empurrando o time de conteúdo. Nós temos que assumir mais riscos; você precisa tentar mais coisas malucas. Porque nós deveríamos ter uma taxa maior de cancelamento no fim das contas”.

Essa desculpa não colou muito (ainda não aceito o fim de Sense8, apesar de saber que teremos um ultimo filme), mas é necessário entender também que uma produção de qualidade, como a Netflix costuma apresentar, necessita de altos custos e requer uma popularidade, relevância e custo-benefício no mesmo nível.

Para uma produção de alto custo se manter intacta sem ser cancelada, é necessário uma popularidade e relevância que vêm com o resultado de um grande público que a assiste. Temos que entender que algumas produções têm mais telespectadores em algumas regiões do que em outras. É o caso de Sense8, por exemplo, que é bem popular aqui no Brasil, mas não foi o suficiente para mantê-la na grade.

A importância de se posicionar em causas sociais é evidente, mas infelizmente esses temas ainda são muito impopulares. ‘The Get Down’ e ‘Sense8’ sofreram desse mal. São séries que abordam o temas das minorias e é difícil acreditar que esse não tenha sido um empecilho para que as produções alavancassem e ganhassem o gosto popular. Cara Gente Branca que não se cuide!

Para o público e os fãs das séries é muito desesperador ver o cancelamento assim no meio da trama, sem entregar um final decente. Hemlock Grove, Marco Polo e Bloodline são exemplos de séries que foram canceladas, mas que não sofreram em seu enredo, tendo a oportunidade de apresentarem um final. Agora só nos resta torcer para que as canceladas recentemente possam ter um episódio especial com um final para agradar a galera.

Eai, qual sua maior decepção na lista de cancelamentos recentes por conta da netflix? Conte pra gente e lembre-se de curtir o Cri-Cri no Facebook!

Tiago Gomes

Publicitário otimista!