EISNER AWARDS 2018: Quem são os indicados?

O Will Eisner Comic Industry Awards (comumente abreviado como Eisner Awards) é a premiação referente à obras de histórias em quadrinhos. Considerado o Oscar das HQs. A premiação ocorre todo ano na San Diego Comic Con (SDCC), o maior evento do mundo dos quadrinhos, que ocorre anualmente durante o verão, na Califórnia. Alguns meses antes do evento, os indicados concorrendo são anunciados, aqui segue a lista deste ano.

MELHOR HISTÓRIA CURTA
> “Ethel Byrne,” por Cecil Castelluci e Scott Chantler, em Mine: A Celebration of Liberty and Freedom for All Benefiting Planned Parenthood (ComicMix)
> “Forgotten Princess,” por Phillip Kennedy Johnson e Antonio Sandoval, em Adventure Time Comics #13 (kaboom!)
> ”A Life in Comics: The Graphic Adventures of Karen Green,” por Nick Sousanis, em Columbia Magazine (Summer 2017)
> “Small Mistakes Make Big Problems,” por Sophia Foster-Dimino, em Comics for Choice (Hazel Newlevant)
> “Trans Plant,” por Megan Rose Gedris, em Enough Space for Everyone Else (Bedside Press)

MELHOR EDIÇÃO ÚNICA ONE-SHOT
> Barbara, por Nicole Miles (ShortBox)
> Hellboy: Krampusnacht, por Mike Mignola e Adam Hughes (Dark Horse)
> Pope Hats #5, por Ethan Rilly (AdHouse Books)
> The Spotted Stone, por Rick Veitch (Sun Comics)
> What Is Left, por Rosemary Valero-O’Connell (ShortBox)

MELHOR SÉRIE CONTÍNUA
> Black Hammer, por Jeff Lemire, Dean Ormston, e David Rubín (Dark Horse)
> Giant Days, por John Allison, Max Sarin, e Liz Fleming (BOOM! Box)
> Hawkeye, por Kelly Thompson, Leonardo Romero, e Mike Walsh (Marvel)
> Monstress, por Marjorie Liu e Sana Takeda (Image)
> The Wicked + The Divine, por Kieron Gillen e Jamie McKelvie (Image)

MELHOR SÉRIE LIMITADA
> Black Panther: World of Wakanda, por Roxane Gay, Ta-Nehisi Coates, e Alitha E. Martinez (Marvel)
> Extremity, por Daniel Warren Johnson (Image/Skybound)
> The Flintstones, por Mark Russell, Steve Pugh, Rick Leonardi, e Scott Hanna (DC)
> Mister Miracle, por Tom King e Mitch Gerads (DC)
> X-Men: Grand Design, por Ed Piskor (Marvel)

MELHOR SÉRIE NOVA
> Black Bolt, por Saladin Ahmed e Christian Ward (Marvel)
> Grass Kings, por Matt Kindt e Tyler Jenkins (BOOM! Studios)
> Maestros, por Steve Skroce (Image)
> Redlands, por Jordie Belaire e Vanesa Del Rey (Image)
> Royal City, por Jeff Lemire (Image)

MELHOR PUBLICAÇÃO INFANTIL (até 8 anos)
> Adele in Sand Land, por Claude Ponti, traduzido por Skeeter Grant e Françoise Mouly (Toon Books)
> Arthur and the Golden Rope, por Joe Todd-Stanton (Flying Eye/Nobrow)
> Egg, por Kevin Henkes (Greenwillow Books)
> Good Night, Planet, por Liniers (Toon Books)
> Little Tails in the Savannah, por Frederic Brrémaud e Federico Bertolucci, traduzido por Mike Kennedy (Lion Forge/Magnetic)

MELHOR PUBLICAÇÃO INFANTO-JUVENIL (9 – 12 anos)
> Bolivar, por Sean Rubin (Archaia)
> Home Time (Book One): Under the River, por Campbell Whyte (Top Shelf)
> Nightlights, por Lorena Alvarez (Nobrow)
> The Tea Dragon Society, por Katie O’Neill (Oni)
> Wallace the Brave, por Will Henry (Andrews McMeel)

MELHOR PUBLICAÇÃO JUVENIL (13 – 17 anos)
> The Dam Keeper, por Robert Kondo e Dice Tsutsumi (First Second/Tonko House)
> Jane, por Aline Brosh McKenna e Ramón K. Pérez (Archaia)
> Louis Undercover, por Fanny Britt e Isabelle Arsenault, traduzido por Christelle Morelli e Susan Ouriou (Groundwood Books/House of Anansi)
> Monstress, por Marjorie Liu and Sana Takeda (Image)
> Spinning, por Tillie Walden (First Second)

MELHOR PUBLICAÇÃO DE HUMOR
> Baking with Kafka, por Tom Gauld (Drawn & Quarterly)
> Batman/Elmer Fudd Special #1, por Tom King, Lee Weeks, e Byron Vaughn (DC)
> The Flintstones, por Mark Russell, Steve Pugh, Rick Leonardi, e Scott Hanna (DC)
> Rock Candy Mountain, por Kyle Starks (Image)
> Wallace the Brave, por Will Henry (Andrews McMeel)

MELHOR ANTOLOGIA
> A Bunch of Jews (and Other Stuff): A Minyen Yidn, por Max B. Perlson, Trina Robbins e outros (Bedside Press)
> A Castle in England, por Jamie Rhodes et al. (Nobrow)
> Elements: Fire, A Comic Anthology by Creators of Color, editado por Taneka Stotts (Beyond Press)
> Now #1, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
> The Spirit Anthology, editado por Sean Phillips (Lakes International Comic Art Festival)

MELHOR TRABALHO DE NÃO-FICÇÃO
> Audubon: On the Wings of the World, por Fabien Grolleau e Jerémie Royer, traduzido por Etienne Gilfillan (Nobrow)
> The Best We Could Do, by Thi Bui (Abrams ComicArts)
> Calamity Jane: The Calamitous Life of Martha Jane Cannary, 1852–1903, por Christian Perrissin e Matthieu Blanchin, traduzido por Diana Schutz e Brandon Kander (IDW)
> Lennon: The New York Years, por David Foenkinos, Corbeyran, e Horne, traduzido por Ivanka Hahnenberger (IDW)
> Spinning, por Tillie Walden (First Second)

MELHOR ÁLBUM GRÁFICO NOVO
> Crawl Space, por Jesse Jacobs (Koyama Press)
> Eartha, por Cathy Malkasian (Fantagraphics)
> My Favorite Thing Is Monsters, por Emil Ferris (Fantagraphics)
> Stages of Rot, por Linnea Sterte (Peow)
> The Story of Jezebel, por Elijah Brubaker (Uncivilized Books)

MELHOR ALBUM GRÁFICO REIMPRESSO
> Boundless, por Jillian Tamaki (Drawn & Quarterly)
> Fantagraphics Studio Edition: Black Hole by Charles Burns, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
> Small Favors: The Definitive Girly Porno Collection, por Colleen Coover (Oni/Limerence)
> Sticks Angelica, Folk Hero, por Michael DeForge (Drawn & Quarterly)
> Unreal City, por D. J. Bryant (Fantagraphics)

MELHOR ADAPTAÇÃO DE OUTRA MÍDIA
> Beowulf, adaptado por Santiago García e David Rubín (Image)
> H. P. Lovecraft’s The Hound and Other Stories, adaptado por Gou Tanabe, traduzido por Zack Davisson (Dark Horse)
> Herman Melville’s Moby Dick, adaptado por Christophe Chabouté, traduzido por Laure Dupont (Dark Horse)
> Kindred, por Octavia Butler, adaptado por Damian Duffy e John Jennings (Abrams ComicArts)

MELHOR VERSÃO AMERICANA DE TRABALHO ESTRANGEIRO
> Audubon: On the Wings of the World, por Fabien Grolleau e Jerémie Royer, traduzido por Etienne Gilfillan (Nobrow)
> Flight of the Raven, por Jean-Pierre Gibrat, traduzido por Diana Schutz e Brandon Kander (EuroComics/IDW)
> FUN, por Paolo Bacilieri, traduzido por Jamie Richards (SelfMadeHero)
> Ghost of Gaudi, por El Torres e Jesús Alonso Iglesias, traduzido por Esther Villardón Grande (Lion Forge/Magnetic)
> The Ladies-in-Waiting, por Santiago García e Javier Olivares, traduzido por Erica Mena (Fantagraphics)
> Run for It: Stories of Slaves Who Fought for the Freedom, por Marcelo D’Salete, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics)

MELHOR VERSÃO AMERICANA DE TRABALHO ESTRANGEIRO – ÁSIA
Furari, por Jiro Taniguchi, traduzido por Kumar Sivasubramanian (Fanfare/Ponent Mon)
Golden Kamuy, por Satoru Noda, traduzido por Eiji Yasuda (VIZ Media)
My Brother’s Husband, vol. 1, por Gengoroh Tagame, traduzido por Anne Ishii (Pantheon)
> Otherworld Barbara, vol. 2, por Moto Hagio, traduzido por Rachel Matt Thorn (Fantagraphics)
> Shiver: Junji Ito Selected Stories, por Junji Ito traduzido por Jocelyne Allen (VIZ Media)

MELHOR COLEÇÃO – TIRINHAS
> Celebrating Snoopy, por Charles M. Schulz, editado por Alexis E. Fajardo e Dorothy O’Brien (Andrews McMeel)
> Crazy Quilt: Scraps and Panels on the Way to Gasoline Alley, por Frank King, editado por Peter Maresca (Sunday Press)
> Foolish Questions and Other Odd Observations, por Rube Goldberg, editado por Peter Maresca e Paul C. Tumey (Sunday Press Books)
> Sky Masters of the Space Force: The Complete Dailies, por Jack Kirby, Wally Wood e outros, editado por Daniel Herman (Hermes Press)
> Star Wars: The Classic Newspaper Strips, vol. 1, por Russ Manning e outros, editado por Dean Mullaney (LOAC/IDW)

MELHOR COLEÇÃO – GIBIS
> Akira 35th Anniversary Edition, por Katsuhiro Otomo, editado por Haruko Hashimoto, Ajani Oloye, e Lauren Scanlan (Kodansha)
> Behaving MADly, escrito e compilado por Ger Alpeldoorn e Craig Yoe (Yoe Books/IDW)
> The Collected Neil the Horse, por Arn Saba/Katherine Collins, editado por Andy Brown (Conundrum)
> Fantagraphics Studio Edition: Jaime Hernandez, editado por Gary Groth (Fantagraphics)
> Will Eisner: The Centennial Celebration, 1917-2017, por Paul Gravett, Denis Kitchen e John Lind (Kitchen Sink/Dark Horse)

MELHOR ESCRITOR
> Tom King, Batman, Batman Annual #2, Batman/Elmer Fudd Special #1, Mister Miracle (DC)
> Matt Kindt, Grass Kings (BOOM! Studios); Ether (Dark Horse); Eternity, X-O Manowar (Valiant)
> Jeff Lemire, Black Hammer (Dark Horse); Descender (Image)
> Marjorie Liu, Monstress (Image)
> Mark Russell, The Flintstones (DC)

MELHOR ESCRITOR-ARTISTA
> Lorena Alvarez, Night Lights (Nobrow)
> Chabouté, Moby Dick (Dark Horse); Alone, Park Bench (Gallery 13/Simon & Schuster)
> Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters (Fantagraphics)
> Cathy Malkasian, Eartha (Fantagraphics)
> Jiro Taniguchi, Furari, Louis Vuitton Travel Guide: Venice (Fanfare/Ponent Mon)

MELHOR ARTISTA/ARTE-FINALISTA
> Isabelle Arsenault, Louis Undercover (Groundwood Books/House of Anansi)
> Mitch Gerads, Mister Miracle (DC)
> Gary Gianni, Hellboy: Into the Silent Sea (Dark Horse)
> Ramón K. Perez, Jane (Archaia)
> David Rubín, Black Hammer #9 & #12, Ether, Sherlock Frankenstein #1–3 (Dark Horse); Beowulf (Image)

MELHOR PINTOR/ARTISTA MULTIMÍDIA (arte interior)
> Federico Bertolucci, Love: The Dinosaur, Little Tails (Lion Forge/Magnetic)
> EFA, Monet: Itinerant of Light (NBM)
> Jean-Pierre Gibrat, Flight of the Raven (EuroComics/IDW)
> Cyril Pedrosa, Portugal (NBM)
> Sana Takeda, Monstress (Image)

MELHOR ARTISTA DE CAPA
> Jorge Corona, No. 1 with a Bullet (Image)
> Nick Derington, Mister Miracle (DC); Doom Patrol (DC Young Animal)
> Brian Stelfreeze, Black Panther (Marvel)
> Sana Takeda, Monstress (Image)
> Julian Totino Tedesco, Hawkeye (Marvel)

MELHOR COLORISTA
> Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters (Fantagraphics)
> Mitch Gerads, Mister Miracle (DC)
> Ed Piskor, X-Men: Grand Design (Marvel)
> David Rubín, Ether, Black Hammer, Sherlock Frankenstein (Dark Horse); Beowulf (Image)
> Dave Stewart, Black Hammer, BPRD: Devil You Know, Hellboy: Into the Silent Sea, Sherlock Frankenstein, Shaolin Cowboy (Dark Horse); Maestros (Image)
> Rosemary Valero-O’Connell, What Is Left (ShortBox)

MELHOR LETRISTA
> Isabelle Arsenault, Louis Undercover (Groundwood Books/House of Anansi)
> Clayton Cowles, Bitch Planet: Triple Feature, Redlands, The Wicked + The Divine (Image); Black Bolt, Spider-Gwen, Astonishing X-Men, Star Wars (Marvel); Batman, Mister Miracle (DC Comics)
> Emil Ferris, My Favorite Thing Is Monsters (Fantagraphics)
> Stan Sakai, Usagi Yojimbo, Groo: Slay of the Gods (Dark Horse)
> John Workman, Mother Panic (DC Young Animal); Ragnarök (IDW)

MELHOR PERIÓDICO RELACIONADO À QUADRINHOS
> Alter Ego, editado por Roy Thomas (TwoMorrows)
> The Comics Journal, editado por Dan Nadel, Timothy Hodler, and Tucker Stone, tcj.com (Fantagraphics)
> Hogan’s Alley, editado por Tom Heintjes
> Jack Kirby Collector, editado por John Morrow (TwoMorrows)
> PanelXPanel magazine, editado por Hassan Otsmane-Elhaou, panelxpanel.com

MELHOR LIVRO RELACIONADO À QUADRINHOS
> Deconstructing the Incal by Alejandro Jodorowsky and Moebius, por Jean Annestay e Christophe Quillien (Humanoids)
> How Comics Work, por Dave Gibbons e Tim Pilcher (Wellfleet Press/Quarto Group)
> How to Read Nancy: The Elements of Comics in Three Easy Panels, por Paul Karasik e Mark Newgarden (Fantagraphics)
> Line of Beauty: The Art of Wendy Pini, por Richard Pini (Flesk)
Monograph, por Chris Ware (Rizzoli)
> To Laugh That We May Not Weep: The Life and Times of Art Young, por Glenn Bray e Frank M. Young (Fantagraphics)

MELHOR TRABALHO ACADÊMICO
> The Comics of Charles Schulz: The Good Grief of Modern Life, editado por Jared Gardner e Ian Gordon (University Press of Mississippi)
> Ethics in the Gutter: Empathy and Historical Fiction in Comics, por Kate Polak (Ohio State University Press)
> Latinx Superheroes in Mainstream Comics, por Frederick Luis Aldama (University of Arizona Press)
> Neon Visions: The Comics of Howard Chaykin, por Brannon Costello (LSU Press)
> Picturing Childhood: Youth in Transnational Comics, editado por Mark Heimermann e Brittany Tullis (University of Texas Press)

MELHOR DESIGN DE PUBLICAÇÃO
> Akira 35th Anniversary Edition, design por Phil Balsman, Akira Saito (Veia), NORMA Editorial, and MASH•ROOM (Kodansha)
> Celebrating Snoopy, design por Spencer Williams e Julie Phillips (Andrews McMeel)
> Monograph, design por Chris Ware (Rizzoli)
> My Favorite Thing Is Monsters, design por Jacob Covey (Fantagraphics)
> Will Eisner: The Centennial Celebration, 1917-2017, design por John Lind (Kitchen Sink/Dark Horse)

MELHOR QUADRINHO DIGITAL
> Bandette, por Paul Tobin e Colleen Coover (Monkeybrain/comiXology)
> Barrier, por Brian K. Vaughan e Marcos Martin (Panel Syndicate)
> The Carpet Merchant of Konstaniniyya, por Reimena Yee (reimenayee.com/the-carpet-merchant)
> Contact High, by James F. Wright and Josh Eckert (gumroad.com/l/YnxSm)
Harvey Kurtzman’s Marley’s Ghost, por Harvey Kurtzman, Josh O’Neill, Shannon Wheeler e Gideon Kendall (comiXology Originals/Kitchen, Lind & Associates)
> Quince, por Sebastian Kadlecik, Kit Steinkellner e Emma Steinkellner, traduzido por Valeria Tranier (Fanbase Press/comiXology)

MELHOR WEBCOMIC
> Awaiting a Wave, por Dale Carpenter e Nate Powell, features.weather.com/us-climate-change/arkansas (The Weather Channel Digital)
> Brothers Bond, por Kevin Grevioux e Ryan Benjamin, www.webtoons.com/en/action/brothers-bond/list?title_no=1191 (LINE Webtoon)
> Dispatch from a Sanctuary City, por Mike Dawson, https://thenib.com/dispatch-from-a-sanctuary-city (The Nib)
> The Tea Dragon Society, por Katie O’Neill, teadragonsociety.com (Oni Press)
> Welcome to the New World, por Jake Halpern e Michael Sloan, http://www.michaelsloan.net/welcome-to-the-new-world/ (New York Times Sunday Review)

No balanço desse ano para as editoras principais Marvel e DC, a Marvel saiu com 8 indicações (com destaque para títulos como Black Bolt e Hawkeye), enquanto a DC Comics saiu com 12 indicações (com destaque para Mister Miracle e The Flintstones).

NOTA DO REDATOR: Com intuito de evitar confusão na tradução quando algumas dessas publicações forem adaptadas ao português brasileiro, foi decidido deixar os títulos das obras no idioma original e/ou a versão avaliada pela academia.

Vitor Antunes

Vitor Antunes

Aficionado de longa data por gibis, ufólogo nas horas vagas, técnico em química quase formado, apreciador de palavras díficeis.