Dota 2 vs LOL: o crescimento do MOBA no Brasil

O crescimento do MOBA no mundo dos games é bastante notável, hoje encontramos campeonatos de diversos jogos da modalidade como: Smite, LoL e DotA 2.

Hoje, o maior sucesso do Brasil é o League Of Legends, que é mantido e distribuído pela empresa de jogos chamada Riot Games. Podemos notar também, uma notoriedade em DotA 2, mantido e distribuído pela Valve.

Apesar de serem da mesma modalidade e até possuírem algumas semelhanças, cada jogo MOBA conta com um diferencial, e justamente essas diferenças tem causado diversas “rixas” entre Doteiros e LoLzeiros.

Dota 1 LogoTudo começou quando um mod de Warcraft III, distribuído pela Blizzard, foi lançado, e batizado com o nome “Defence of the Ancients” (DotA), o jogo se tornou muito popular, e ganhou um enorme destaque por ter saído diretamente das comunidades de fãs de MOBA.

O jogo caracterizava-se em um único mapa com a missão de invadir e destruir a base inimiga, com uma série de dificuldades dando assim estratégia em tempo real. Mesmo com uma explosão de gamers logo em seu lançamento, os desenvolvedores sentiam a necessidade de algo a mais, de uma inovação para torna-lo ainda mais um jogo imersivo e diferenciado, assim surge o nome de Steve Guinsoo, atual membro da equipe Riot Games, ele modelou e revolucionou o jogo mas acabou deixando nas mãos do IceFrog, um designer de jogos conhecido por ser o mais antigo e desenvolvedor atual de DotA, que deixou o jogo mais bonito e balanceado.

Em 2009 duas pessoas se juntaram à Guinsoo e criaram League Of Legends, que ganhou a maioria dos players do DotA, muitos destes por estarem cansados da falta de inovação do jogo e dos gráficos ultrapassados. Com isso, o game foi perdendo espaço para LOL , até  a desenvolvedora Valve criar sua principal concorrente, o DotA 2.

leagueoflegendsbig_5f2028ee86d150ad8c456113ec9c54e3

 

 

 
A partir daí nasceu a “guerra” entre jogadores de ambos os jogos, acompanhada de várias teorias explicando o porquê do LOL ser mais famoso no Brasil. Segundo essas teorias, de início, DotA 2 ainda era beta e não era acessível, isso faria com que League of Legends ficasse um passo à frente, por ser um jogo em Beta, o game era mais limitado.

dota 2 gameAtualmente ambos os jogos são acessíveis, alguns players do DotA 2 alegam que o sucesso não é tão grande devido ao número de recursos que foi modificado do antigo DotA, outros alegam que a jogabilidade do LoL é mais amigável, não há tantas dificuldades quanto no DotA.

Outros jogadores dizem que o problema está na falta de investimento da desenvolvera Valve com relação à divulgação do game, o que seria uma maneira de trazer novos players para o jogo, mas a empresa não investe pesado em publicidade, acreditando que a qualidade do jogo atrairia por sí próprio.

Mas então, para você, quem vence essa briga? Dois grandes jogos, com diferenças específicas que apimentam o jogo. Qual sua opinião? Divida conosco

Jemerson Vieira

Jemerson Vieira

Um publicitário que adora tudo sobre séries, inovação e empreendedorismo. Fundou o Cri-Cri para quebrar padrões em críticas e estar sempre atualizado nas coisas que ama!