Awesome Games Done Quick 2018

Começou neste domingo (07/01) o Awesome Games Done Quick (AGDQ), um evento anual que reúne os melhores Speedrunners do mundo na esperança de levantar milhões de dólares para caridade e você pode assistir a livestream aqui abaixo ou pelo Twitch.

Awesome Games Done Quick

Assista ao vídeo ao vivo de GamesDoneQuick em www.twitch.tv

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar deste evento, mas se gosta de games acredito que já deve ter visto ou ouvido falar de jogadores que terminam os jogos de forma muito rápida e inacreditável. Então, sabe aqueles games que você e seus amigos levaram dias, as vezes meses ou até mesmo mais que isso para terminar? Esses caras simplesmente caçam milhares de maneiras, bugs, truques tudo dentro do jogo para terminarem em apenas alguns minutos. Estes tipos de jogadores são chamados de Speedrunners (ou viciados pra CAR****)!

Sendo assim tiveram a ideia de montar dois grandes eventos anuais, o Awesome Games Done Quick realizado no início do ano, e o Summer Games Done Quick, no meio do ano. Eles reúnem os Speedrunners para que eles mostrem ao público gamer ali presente ou aos milhões pelo mundo que acompanham ao vivo via streaming no Twitch, tudo que eles desvendaram, demonstrando suas habilidades e competindo uns com os outros para ver quem completa os jogos no menor tempo possível.

AGDQ é como uma maratona, o deste ano vai até o próximo domingo dia 14/01. Durante toda essa semana ele será transmitido ao vivo no Twitch, cobrindo dezenas de jogos sejam antigos, clássicos ou novos e tudo isso por mais de 130 horas. Você pode se programar e ver o seu jogo favorito sendo zerado em apenas alguns minutos entrando no site AGDQ, lá tem o horário completo e uma coisa bacana também é que o sistema deles já reconhece sua localização e ajusta o relógio de forma que se adeque ao seu fuso horário local. Você também pode acessar o canal deles no YOUTUBE e ver vídeos de edições anteriores do evento.

Uma coisa interessante que é importante ressaltar é que o Awesome Games Done Quick e o Summer Games Done Quick incentivam o seu público a fazerem doações no decorrer das transmissões, fazem sorteios, estipulam desafios aos Speedrunners, tudo para atrair mais ainda o público. Eles já conseguiram arrecadar mais de US$ 6,6 milhões desde 2010 e tudo isso é direcionado às caridades. Existem duas organizações mais comuns que eles costumam beneficiar que são a Prevent Cancer Foundation (Fundação de Prevenção ao Câncer), uma organização americana sem fins lucrativos que tem como propósito aumentar a prevenção ao câncer e detecção prematura através de pesquisa, educação, e desenvolvimento comunitário a todas as populações, incluindo as crianças e os mal-servidos. A outra organização é a Doctors Without Borders (Médicos Sem Fronteiras), não governamental e também sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo, na área da saúde. Caso queira fazer uma doação você encontra um link diretamente no site do evento.

Muitos gamers acham divertido de assistir a esses eventos, mas pode ser difícil de entender algumas vezes o que dizem ou o que estão fazendo no jogo. Por isso os Speedrunners não aparecem sozinhos lá, há também um narrador que serve meio que como um intérprete te dando uma explicação em tempo real do que e como eles estão fazendo tudo.

Abaixo segue um breve glossário com alguns termos comumente usados ​​dentro da comunidade de Speedrunning.

 

Glossário

  • 100%: uma corrida com um requisito de conclusão de coleta de 100 por cento dos itens. Nos jogos sem um contador de porcentagem, a comunidade decide quais partes do jogo são importantes o suficiente para contar para 100%. Nem todos os jogos se prestam bem em direção a esta definição.
  • Any%: uma execução sem requisitos de conclusão adicionais; qualquer coisa serve. A categoria “padrão” para speedrunning um jogo.
  • Damage boost: Intentadamente atingido para ganhar velocidade / altura extra, ou para passar rapidamente pelos inimigos / obstáculos.
  • Death warp: morrendo intencionalmente para economizar tempo, geralmente evitando backtracking (ação que te faz passar pela mesma cena várias vezes).
  • Frame perfect: uma técnica em um jogo que você só tem uma janela de um quadro para executar com sucesso.
  • Low%: uma corrida que completa o jogo com a mínima porcentagem mínima. Isso pode levar muito mais tempo do que Any% run, dependendo do jogo. Esta não é uma categoria digna para muitos jogos, e é definitivamente mais raro do que categorias semelhantes, como 100%.
  • Sequence break: Fazendo algo fora de ordem na sequência pretendida de eventos de um jogo.
  • Segmented: uma maneira de minimizar o tempo do jogo refazendo seções de speedrun repetidamente.

 

Deixe seu comentário se já conseguiu zerar algum jogo de forma muito rápida, se já usou algum desses bugs ou deixando sua opinião sobre o que acha desses jogadores, curta a página no Facebook e nos siga também no Instagram e Twitter

Renan Rodrigues

Renan Rodrigues

Um redator, que tem mais games do que consegue jogar, viciado em seriados e que gosta de cozinhar. Fã de Dragon Ball, o melhor anime de todos.