5 Motivos para Assistir The Handmaid’s Tale

Listamos 5 motivos para você assistir a uma das mais badaladas séries dos últimos tempos, vem conferir:

Em um futuro distópico criado por Elizabeth Atwood em 1985, o Estados Unidos passa a se chamar República de Gilead e tem um regime totalitário, teocrático e (ainda mais) machista. Por um grave problema com a poluição e doenças sexualmente transmissíveis, as mulheres passam a ser propriedade do governo, principalmente as que ainda são férteis. Mulheres que antes tinham vida normal, marido, filhos, amigos, faziam faculdade, trabalhavam, agora são estupradas regularmente e devem obedecer à um comandante e sua esposa. Isso porque elas são usadas para dar um herdeiro a essa família e nada mais. Não tem mais nenhum direito, não podem ler, não podem sair sozinhas, não tem mais nenhum prazer na vida. Cada Aia tem o nome do seu comandante, a protagonista, por exemplo, se chama Offred. Seu comandante se chama Fred e o “Of” na frente significa “do”, ou seja, “Do Fred”.

Isso parece um futuro realmente muito distante né? Mas quando pensamos na história do mundo, sabemos que muitas dessas coisas já aconteceram em algum momento e nada nos garante que não podem voltar a acontecer. Os direitos das mulheres estão sempre sendo colocados à prova e parar de lutar por eles nunca foi uma opção. Elizabeth Atwood falou sobre isso para o New York Times:

“Tendo nascido em 1939 (…) eu sabia que a ordem estabelecida podia desaparecer da noite para o dia. Mudanças podem ser rápidas como um relâmpago. Não podemos confiar na impressão de que “Não vai acontecer aqui”: qualquer coisa pode acontecer em qualquer lugar, dadas as circunstâncias.”

Por isso, vou te dar cinco motivos para assistir The Handmaid’s Tale e se surpreender.

  1. Vai te fazer pensar.

Esse é o meu estilo favorito de série, que tira a gente do chão e traz novos pontos de vista e com certeza THT é uma delas. Todo esse universo onde as mulheres são tratadas como objeto faz parte do nosso dia a dia porque muitos comportamentos machistas ainda fazem parte da sociedade atual, mas THT traz um novo olhar, muito peculiar e talvez distante onde as mulheres são diferenciadas pela cor da roupa que usam, são categorizadas em férteis e inférteis e tem apenas um objetivo na vida: gerar um bebê para outra família. Algumas cenas são chocantes e todo o universo criado por Atwood é criado exatamente para nos fazer pensar e nos tirar da nossa zona de conforto. Tudo é muito bem explicado e faz muito sentido dentro daquele contexto.

Elisabeth Moss Hulu GIF by ADWEEK

2. Veio em boa hora.

No momento atual em que vivemos, onde os debates sobre direitos das mulheres, feminismo e tudo que envolve o universo das mulheres estão cada vez mais fortes, The Handmaid’s Tale chegou em hora perfeita, considerando que o livro foi lançado há mais de 30 anos. É importantíssimo não deixar essa chama do debate e desconstrução desses temas se apagar porque ainda temos muito pra discutir e melhorar nesse aspecto

Handmaids Tale Emmy Nominations 2017 GIF by Center for Story-based Strategy

3. Não alivia.

Não é uma série leve, não alivia pra quem tá assistindo e nem tem super herói pra salvar o mundo. Em muitas cenas senti vontade de virar o rosto pra não ver, mas me obriguei a assistir. É tão importante uma série que causa desconforto porque mostra que não estamos e nem queremos estar habituados aquele universo, é um grande passo para a desconstrução e os novos pontos de vista que essa série traz.

Handmaids Tale Hulu GIF

4. A fotografia é incrível.

Esse motivo é mais clichê, até porque a série é muito conhecida por esse motivo. Eu não sou muito ligada a coisas técnicas como fotografia, mas nessa série é fácil de sacar a sensação que eles querem passar. Toda a fotografia é baseada em tons claros que tentam transmitir um ambiente muito calmo e tranquilo, e dá aquela sensação de estar vivendo um sonho quando, na verdade, tudo ali é um verdadeiro pesadelo. A cor de roupa que as Aias usam serve pra quebrar esse ambiente tranquilo além de certificar de que elas não pertencem aquele lugar. A fotografia também tem um grande papel em deixar o ambiente ainda mais agonizante, a gente não para de pensar: como tudo parece tão perfeito e eles não enxergam o quão doentio é isso tudo?

Episode Reveal GIF

5. Elisabeth Moss.

Realmente, foi a escolha perfeita para interpretar Offred. Não é a toa que ganhou o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Série Dramática. A garota arrebenta e a evolução dela dentro da série é perceptível. Não só ela, como todo o elenco é impecável e são indispensáveis para que a temática seja impecável também.

Handmaids Tale Hulu GIF

Assistam e torçam comigo para essas meninas armarem uma revolução logo! A segunda temporada está prevista para abril de 2018 e eu já estou contando os dias. <3

Imagem relacionada

Nolite te Bastardes Carborundorum, bitches. =)
Ingrid Mamolli

Ingrid Mamolli

Mais uma que caiu no conto do publicitário bem sucedido, apaixonada por séries, filmes e tudo relacionado à internet!