10 HQs para começar a ler gibis

Você assistiu os filmes dos Vingadores e teve vontade de embarcar nesse mundo das histórias em quadrinhos? Você maratonou a última temporada de Jessica Jones e se perguntou por onde começar a ler gibis? Seus problemas acabaram! Referente aos mais recentes e mais bem sucedidos lançamentos de filmes e/ou séries baseadas em HQs, vamos te recomendar o melhor do melhor pra guiar você (SIM, você!) pelo caminho das pedras em direção à leitura de gibis. Segue aí DEZ indicações para você começar, e pau na máquina.

Imagem relacionada

Os Supremos (Marvel)
Publicado em 2002, como parte da linha Ultimate Marvel, esse gibi é um clássico moderno que reinventa os Vingadores para o novo milênio, com um estilo de narrativa bem dinâmica e cinematográfica. Escrito por Mark Millar e desenhado por Bryan Hitch, essa dupla fez dois volumes (somando um total de 26 edições) que serviram de inspiração pro filme d’Os Vingadores de 2012. Esse quadrinho é um pouco mais caro que os demais na lista, mas se você curtiu o filme dos Vingadores, esse gibi é diversão garantida.

Resultado de imagem para batman year one

Batman Ano Um (DC)
Lançado na metade dos anos 80, essa história em quatro partes assume a função de recontar a origem e o primeiro ano de atuação do cavaleiro das trevas. Um ano depois de escrever O Cavaleiro Das Trevas, Frank Miller volta para desenvolver o personagem em seus primeiros dias, similar ao que ele fez com o Demolidor. Ao lado do maestral artista David Mazzucchelli, Miller conta uma história dinâmica e tensa. Interessante tanto para fãs antigos quanto para leitores novatos. Também é interessante apontar que Batman Begins foi levemente inspirado em conceitos apresentados nessa versão da origem do homem morcego.

Imagem relacionada

Demolidor Homem Sem Medo (Marvel)
Frank Miller e John Romita Jr criaram, nos anos 90, a história de origem definitiva do Demolidor. Um gibi divertidíssimo, no qual o roteiro e a arte se mesclam muito bem. Se você gostou da série do Demolidor da Netflix, esse quadrinho foi fonte de inspiração para a primeira temporada, e todo o arco do Murdock e o Rei do Crime.

Imagem relacionada

The Walking Dead (Image)
Para os que procuram uma HQ fora do núcleo mainstream Marvel/DC Comics, The Walking Dead é a escolha perfeita. O quadrinho ganhou fama com a popularidade da série de TV, porém o direcionamento da história no gibi se diferencia muito do seriado, e diversas vezes se mostra muito superior. Robert Kirkman constrói uma história extensa divertidíssima de se acompanhar, sempre inovativa e que não é cansativa de se ler. Atualmente, a panini adquiriu os direitos de publicação de TWD no Brasil e começou a republicar os primeiros volumes, ou seja, essa é a melhor hora para começar a ler esse quadrinho maravilhoso.

Imagem relacionada

Grandes Astros Superman (DC)
Publicado entre 2005 e 2008, essa obra traz o Superman absoluto das histórias em quadrinhos. A famosa dupla criativa Grant Morrison e Frank Quitely apresentam o Homem de Aço em seus elementos essenciais e atemporais. Um clássico absoluto e instantâneo do personagem. Recomendado para todos que gostam do Superman, o que não conhecem e querem entender a importância dele para a história.

Resultado de imagem para civil war marvel comics

Guerra Civil (Marvel)
Nessa altura do campeonato, é difícil encontrar alguém que não conhece essa história. Ela foi malemal adaptada no terceiro filme do Capitão América, que foi um sucesso cinematográfico incrível, mas a HQ ainda difere muito e tem seu charme próprio. Mark Millar e Steve McNiven entregam uma história instigante, com uma briga ideológica onde ambos os lados tem pontos muitos válidos e interessantes. Essa HQ é um sucesso de vendas, figurando repetidas vezes nos mais vendidos em livrarias online, então não é difícil de se encontrar por aí. A leitura é emocionante e cheia de ação, um entretenimento maravilhoso e que não exige muito conhecimento no universo estabelecido da Marvel Comics.

Resultado de imagem para wonder woman new 52 cliff chiang

Mulher Maravilha Os Novos 52 (DC)
Brian Azzarello e Cliff Chiang aproveitaram da proposta d’Os Novos 52 de reformular e renovar os personagens da DC para um novo público, para assim criar um épico extenso que mistura o escopo mitológico e cósmico da Mulher Maravilha, e vai desafiar o que você pensa que sabe sobre a personagem. Uma trama de mistério envolvendo o sumiço de Zeus, a briga pelo trono do Olimpo e o surgimento de um filho que Zeus teve com uma humana. É instigante para leitores antigos e atrativo para leitores novos, já que muitos aspectos da personagem são alterados, é uma surpresa para ambos.

Resultado de imagem para hellboy comic wallpaper

Hellboy – Sementes da Destruição (Dark Horse)
Discutivelmente a obra máxima de Mike Mignola, Hellboy é uma HQ que mescla elementos de terror e suspense com ação divertida, com personagens impagáveis. O visual e a arte do Mignola dão personalidade e atmosfera ao quadrinho. Se você gostou dos filmes do Hellboy de Guillermo del Toro, pode garantir que vai apreciar essa HQ. Sementes da Destruição é a primeira história publicada do personagem, e John Byrne auxilia Mignola no roteiro, e é indiscutivelmente o melhor começo para ler esse personagem único. No Brasil, a Mythos publica o material do Hellboy, que publica em vários formatos (uns mais simples e outros mais luxuosos).

Resultado de imagem para y the last man wallpaper

Y: O Último Homem (Vertigo)
Em um futuro apocalíptico incomum, no qual todos os seres vivos com cromossomo Y (todos os sexo masculino) morrem misteriosamente, somos apresentados à história de Yorick Brown e seu macaquinho de estimação, Ampersand, que são os últimos seres vivos do gênero masculino restantes. Uma história relativamente extensa, porém fechada. Com uma ideia inovadora e uma abordagem imaginativa, esse quadrinho é um dos grandes sucessos modernos do selo Vertigo.

DICA DO REDATOR: Comprar HQs online é muito mais fácil e cômodo, então, recomendo para, que se você for atrás de alguma dessas indicações, busque em lojas onlines como Saraiva, Amazon BR, Livraria Cultura etc. (e fique de olho nas promoções!).

Vitor Antunes

Vitor Antunes

Aficionado de longa data por gibis, ufólogo nas horas vagas, técnico em química quase formado, apreciador de palavras díficeis.