10 HQs para começar a ler gibis
Você assistiu os filmes dos Vingadores e teve vontade de embarcar nesse mundo das histórias em quadrinhos? Você maratonou a última temporada de Jessica Jones e se perguntou por onde começar a ler gibis? Seus problemas acabaram! Referente aos mais recentes e mais bem sucedidos lançamentos de filmes e/ou séries baseadas em HQs, vamos te recomendar o melhor do melhor pra guiar você (SIM, você!) pelo caminho das pedras em direção à leitura de gibis. Segue aí DEZ indicações para você começar, e pau na máquina.
Os Supremos (Marvel)
Publicado em 2002, como parte da linha Ultimate Marvel, esse gibi é um clássico moderno que reinventa os Vingadores para o novo milênio, com um estilo de narrativa bem dinâmica e cinematográfica. Escrito por Mark Millar e desenhado por Bryan Hitch, essa dupla fez dois volumes (somando um total de 26 edições) que serviram de inspiração pro filme d’Os Vingadores de 2012. Esse quadrinho é um pouco mais caro que os demais na lista, mas se você curtiu o filme dos Vingadores, esse gibi é diversão garantida.
Batman Ano Um (DC)
Lançado na metade dos anos 80, essa história em quatro partes assume a função de recontar a origem e o primeiro ano de atuação do cavaleiro das trevas. Um ano depois de escrever O Cavaleiro Das Trevas, Frank Miller volta para desenvolver o personagem em seus primeiros dias, similar ao que ele fez com o Demolidor. Ao lado do maestral artista David Mazzucchelli, Miller conta uma história dinâmica e tensa. Interessante tanto para fãs antigos quanto para leitores novatos. Também é interessante apontar que Batman Begins foi levemente inspirado em conceitos apresentados nessa versão da origem do homem morcego.
Demolidor Homem Sem Medo (Marvel)
Frank Miller e John Romita Jr criaram, nos anos 90, a história de origem definitiva do Demolidor. Um gibi divertidíssimo, no qual o roteiro e a arte se mesclam muito bem. Se você gostou da série do Demolidor da Netflix, esse quadrinho foi fonte de inspiração para a primeira temporada, e todo o arco do Murdock e o Rei do Crime.
The Walking Dead (Image)
Para os que procuram uma HQ fora do núcleo mainstream Marvel/DC Comics, The Walking Dead é a escolha perfeita. O quadrinho ganhou fama com a popularidade da série de TV, porém o direcionamento da história no gibi se diferencia muito do seriado, e diversas vezes se mostra muito superior. Robert Kirkman constrói uma história extensa divertidíssima de se acompanhar, sempre inovativa e que não é cansativa de se ler. Atualmente, a panini adquiriu os direitos de publicação de TWD no Brasil e começou a republicar os primeiros volumes, ou seja, essa é a melhor hora para começar a ler esse quadrinho maravilhoso.
Grandes Astros Superman (DC)
Publicado entre 2005 e 2008, essa obra traz o Superman absoluto das histórias em quadrinhos. A famosa dupla criativa Grant Morrison e Frank Quitely apresentam o Homem de Aço em seus elementos essenciais e atemporais. Um clássico absoluto e instantâneo do personagem. Recomendado para todos que gostam do Superman, o que não conhecem e querem entender a importância dele para a história.
Guerra Civil (Marvel)
Nessa altura do campeonato, é difícil encontrar alguém que não conhece essa história. Ela foi malemal adaptada no terceiro filme do Capitão América, que foi um sucesso cinematográfico incrível, mas a HQ ainda difere muito e tem seu charme próprio. Mark Millar e Steve McNiven entregam uma história instigante, com uma briga ideológica onde ambos os lados tem pontos muitos válidos e interessantes. Essa HQ é um sucesso de vendas, figurando repetidas vezes nos mais vendidos em livrarias online, então não é difícil de se encontrar por aí. A leitura é emocionante e cheia de ação, um entretenimento maravilhoso e que não exige muito conhecimento no universo estabelecido da Marvel Comics.
Mulher Maravilha Os Novos 52 (DC)
Brian Azzarello e Cliff Chiang aproveitaram da proposta d’Os Novos 52 de reformular e renovar os personagens da DC para um novo público, para assim criar um épico extenso que mistura o escopo mitológico e cósmico da Mulher Maravilha, e vai desafiar o que você pensa que sabe sobre a personagem. Uma trama de mistério envolvendo o sumiço de Zeus, a briga pelo trono do Olimpo e o surgimento de um filho que Zeus teve com uma humana. É instigante para leitores antigos e atrativo para leitores novos, já que muitos aspectos da personagem são alterados, é uma surpresa para ambos.
Hellboy – Sementes da Destruição (Dark Horse)
Discutivelmente a obra máxima de Mike Mignola, Hellboy é uma HQ que mescla elementos de terror e suspense com ação divertida, com personagens impagáveis. O visual e a arte do Mignola dão personalidade e atmosfera ao quadrinho. Se você gostou dos filmes do Hellboy de Guillermo del Toro, pode garantir que vai apreciar essa HQ. Sementes da Destruição é a primeira história publicada do personagem, e John Byrne auxilia Mignola no roteiro, e é indiscutivelmente o melhor começo para ler esse personagem único. No Brasil, a Mythos publica o material do Hellboy, que publica em vários formatos (uns mais simples e outros mais luxuosos).
Y: O Último Homem (Vertigo)
Em um futuro apocalíptico incomum, no qual todos os seres vivos com cromossomo Y (todos os sexo masculino) morrem misteriosamente, somos apresentados à história de Yorick Brown e seu macaquinho de estimação, Ampersand, que são os últimos seres vivos do gênero masculino restantes. Uma história relativamente extensa, porém fechada. Com uma ideia inovadora e uma abordagem imaginativa, esse quadrinho é um dos grandes sucessos modernos do selo Vertigo.
DICA DO REDATOR: Comprar HQs online é muito mais fácil e cômodo, então, recomendo para, que se você for atrás de alguma dessas indicações, busque em lojas onlines como Saraiva, Amazon BR, Livraria Cultura etc. (e fique de olho nas promoções!).